Em fevereiro de 2016, o governo da Lituânia implementou um sistema de coleta de plástico, incentivando os cidadãos a devolverem garrafas e embalagens dos produtos consumidos para a reciclagem. Para combater a geração de lixo e aumentar a quantidade de material coletado, consumidores pagariam uma taxa extra de €0.10 sempre que comprassem garrafas ou embalagens plásticas e o valor seria devolvido com o depósito do material nos coletores.
O então Ministro do Meio Ambiente da Lituânia, Kęstutis Trečiokas, deu início à coleta em 2013. No ano seguinte o projeto de lei foi levado ao parlamento e incluía vidro, garrafas PET e embalagens metálicas de bebidas.
No final de 2016, toda a população já estava sabendo do novo sistema de depósito e pelo menos 89% já tinham usado os coletores pelo menos uma vez. Quase 60% dos consumidores declararam encaminhar suas embalagens para reciclagem e mais de 78% classificaram o novo sistema de reciclagem como bom e necessário.
Antes da implantação, apenas um terço das embalagens de bebida eram recicladas no país. A meta inicial era de 55% de embalagens retornando para a reciclagem com os coletores. Mas este percentual chegou a 74,3% em 2016 e a 91,9% já no final de 2017.
Operação abrangente
A operação do sistema na Lituânia inclui o fornecimento de todos os dados sobre o material coletado. Além disso, relatórios de reciclagem, logística de coleta e material de comunicação e conscientização para produtores e consumidores. O valor para a operação é pago com a venda dos recicláveis e pelas empresas que vendem bebidas em embalagens de PT, vidro ou latas.
Para garantir que os pontos de coleta fossem acessíveis a todos os consumidores, o governo implantou um sistema de coleta que obriga as grandes lojas que vendem bebidas a disponibilizarem um coletor além de oferecer unidades para lojas menores que queiram aderir ao sistema.
Reembolso
Os consumidores recebem o reembolso do valor das embalagens em dinheiro ou crédito para ser gasto nas próprias lojas, o que estimula o comércio.
“Temos a responsabilidade de cuidar do nosso país, da nossa sociedade e da natureza. Por isso desenvolvemos um sistema de coleta de recicláveis acessível a todos os cidadãos. Além de produtores, importadores e comerciantes”, diz Saulius Galadauskas, presidente da Associação Lituana de Cervejeiros. De acordo com o presidente, a empresa tem orgulho do sistema de reciclagem. Além disso, afirma que o projeto deixa o país mais limpo, mais bonito e moderno.
Além de reciclar 92% das garrafas de plástico, o sistema garante boas taxas de coleta e posterior reciclagem para garrafas de outros materiais – 83% para o vidro e 93% para as latinhas.
Fonte: Ciclo Vivo